Na quarta-feira, dia 15/05, o Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE) organizou uma Roda de Conversa, intitulada “Educação é (des)construção”, juntamente com os alunos do ensino médio integrado, a fim de realizar o acolhimento e a integração estudantil. O encontro foi realizado com o objetivo de promover a voz ativa dos estudantes e de lhes permitir um local seguro de fala, bem como de realizar uma conversa sobre o período de greve, seus impactos e como, a partir desse momento e das sugestões dos alunos, podemos construir um IF melhor.
A Roda de Conversa foi um encontro idealizado pela estagiária, Mariana Goulart, graduanda do curso de Psicologia na Unifebe, juntamente com apoio de integrantes do SISAE. O termo (des)construção foi escolhido pelo entendimento de que a educação está em constante transformação, assim como os estudantes, professores e demais servidores. Estar em um ambiente escolar implica que este lugar formará quem somos, mas que também o formamos com as nossas falas, atitudes, silêncios, questionamentos, etc. Portanto, a educação é feita de desconstrução de verdades antigas e que não fazem mais sentido, assim como construções de novas verdades, e isso perpassa todos nós que habitamos esse lugar.
Ouvir ao outro, no grupo, proporciona a identificação de que algumas pessoas compartilham sentimentos e vivências semelhantes, assim como existem outras pessoas que passam por experiências diferentes e possuem outras formas de lidar com isso, desenvolvendo capacidade de empatia e também de novas perspectivas que antes não eram consideradas, fortalecendo também o vínculos entre os estudantes.