Conforme dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o Instituto Federal Catarinense é o segundo maior depositante de patentes do estado de Santa Catarina do ano de 2022, já somam um total de 34 patentes distribuídas entre seus 15 campi, se formos comparar com outras instituições de ensino do estado esse número é superior ao da UFSC no corrente ano com 12 depósitos.
O IFC Câmpus Brusque contribuiu com um pedido de invenção no ano de 2022. A patente garante exclusividade a algum produto ou serviço por um determinado tempo a uma empresa, instituição de ensino ou pessoa física. Os critérios para ter esse direito são a inovação e que a invenção possa ser industrializada. As patentes no Brasil se dividem em: Patente de Invenção, Modelo de Utilidade, Certificado de Adição, Marca, Desenho Industrial e Programa de Computador.
As patentes do IFC se dividem entre 25 patentes de invenção e 9 registros de marcas, se formos considerar só as patentes de invenção o IFC passa a ser o primeiro colocado do estado.
Acompanhe a listagem geral e por patente de invenção listando as 50 melhores do ranking catarinense:
Fonte: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/estatisticas
Fonte:https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/estatisticas