Em referência ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, o IFC Brusque realizou, no dia 15 de abril de 2025, um evento voltado à inclusão e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como parte da campanha Abril Azul.
A ação foi organizada pelo Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Câmpus e contou com a participação de servidores e estudantes dos primeiros anos dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Química.
O evento teve início com a palestra da psicóloga e diretora da AMA Brusque, Márcia Graf Faria, que abordou temas como as características do TEA, capacitismo, ciclos de exclusão, bem como práticas anticapacitistas.
Na sequência, a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do IFC Brusque, Caroline, conduziu uma conversa no palco com a estudante Júlia Erbs, do 1º ano do curso técnico integrado em Química. O bate-papo abordou experiências, desafios, direitos e expectativas da estudante no contexto do ensino médio integrado. O momento foi marcado pela participação ativa dos estudantes, que fizeram perguntas e compartilharam reflexões.
A organização e participação de eventos como esse reforça e contribui para o compromisso da instituição em garantir os direitos de todos os estudantes para uma educação integral, de qualidade, bem como para uma cultura mais inclusiva.
Foi uma manhã enriquecedora de aprendizado e troca de experiências. O Câmpus Brusque agradece a participação da psicóloga Márcia Graf Faria, da estudante Júlia Erbs, bem como de todos os servidores e estudantes presentes.