O Instituto Federal Catarinense Câmpus Brusque deu início ao projeto “Por um Campus Limpo”, uma iniciativa multidisciplinar que une professores e estudantes em prol da sustentabilidade, da cidadania e da conquista do Selo ODS Educação, alinhado à Agenda 2030 da ONU.
O Projeto foi proposto pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), professor Paulo Roberto de Souza, e envolve diretamente os estudantes do 1º ano de Química e do 2º ano de Informática, que contam com o Projeto Integrador em suas grades curriculares. Dentro dessa componente, uma das oito aulas mensais será dedicada à coleta de resíduos deixados no entorno dos prédios e estacionamentos do Campus.
Durante a atividade, os alunos recolhem papéis, embalagens, garrafas, restos de frutas e outros resíduos descartados nos intervalos, além de realizar a inspeção de locais que possam servir como foco do mosquito da dengue. O Coordenador enfatiza a importância dessa atividade para estimular a consciência ambiental e responsabilidade coletiva nos estudantes.