Projeto foi aprovado durante assembleia na ALESC, com apoio da comunidade regional e articulação da equipe do campus.
O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque foi contemplado no Edital de Orçamento Participativo do Deputado Federal Pedro Uczai, com o projeto de instalação de uma usina fotovoltaica. A proposta, apresentada como uma das ações de gestão prioritárias para 2025, visa à redução dos custos com energia elétrica e ao fortalecimento da sustentabilidade ambiental e financeira do campus.
A conquista foi anunciada nesta quarta-feira (31/07), após assembleia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, da qual participaram servidores, estudantes e outros parceiros da comunidade. A diretora-geral do campus, Jéssyca Bózio Cipriano, celebrou o resultado: “Estamos muito felizes e orgulhosos. É uma conquista que vai muito além da economia de energia, representa o compromisso com a sustentabilidade, responsabilidade pública e investimento direto na missão educativa da instituição.
Atualmente, o Campus enfrenta gastos anuais com energia elétrica superiores a R$200 mil, comprometendo uma parte significativa do orçamento de custeio institucional. Com a instalação da usina e a redução da fatura de energia elétrica, o objetivo é realocar recursos para áreas diretamente ligadas à missão institucional, como alimentação estudantil, ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir com a transição energética do país e a redução do impacto ambiental.
A proposta foi construída de forma colaborativa com a comunidade acadêmica e contou com ampla mobilização por ser considerada mais que um feito técnico: o projeto estratégico é um gesto de futuro!
A usina fotovoltaica será instalada no próprio campus e representa mais um passo importante na consolidação da instituição como referência em educação pública, gratuita e de qualidade no município de Brusque e região.