• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Portal do campus Campus Brusque > Notícias > Estudantes do Ensino Superior assistem ao Documentário Professoras

Início do menu principal
  • Nossos Cursos
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CGRC – Comitê de Governança, Riscos e Controles
    • CGTI – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia, Tecnologia e Ingresso
  • PRO-PESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Estudantes do Ensino Superior assistem ao Documentário Professoras

Terça-feira, 3 de setembro de 2024

Na quarta-feira passada, 28 de agosto, os alunos dos cursos de Licenciatura em Química e do Tecnólogo em Redes de Computadores participaram da exibição do documentário “Professoras”, produzido pela Unespar – Campus Curitiba II. A sessão foi organizada pela professora Gisele Gutstein.

O documentário “Professoras” explora o fenômeno da plataformização das escolas, um processo que afeta principalmente a educação básica e pode levar à padronização das avaliações e métodos de ensino.

A obra apresenta a perspectiva de quatro professoras sobre a prática docente em um cenário pós-pandemia, destacando, além da plataformização, o aumento do uso de recursos digitais no ensino. Embora esses recursos possam ser úteis e inovadores, o documentário alerta para os riscos de uma abordagem educacional uniformizada e padronizada.

Após a exibição, o professor Cladecir Schenkel liderou um debate sobre o impacto da plataformização no ensino nas escolas estaduais de Santa Catarina, particularmente com o uso da plataforma Google Classroom para cumprir a carga horária do Novo Ensino Médio. Ele mencionou que o modelo implantado no Paraná também está sendo adotado em São Paulo. O professor Fernando Falci acrescentou ao debate a questão da privatização indireta da educação através de plataformas digitais, entre outros pontos.

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.