ATUALIZAÇÕES
12 dias sem negociação.
554 Institutos Federais em greve de um total de 682.
47 Universidades Federais em greve de um total de 69.
Em 28 de dezembro de 2023, o Conselho da Rede Federal (Conif) externou publicamente a grande preocupação e apreensão diante dos cortes sofridos em seu orçamento, aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024. O montante destinado à Rede foi 9,2% a menos do que o seu já insuficiente orçamento e colocou em risco a capacidade de manutenção da missão educacional e de execução de políticas públicas, como a assistência estudantil. Em números reais, o corte foi de aproximadamente 30 milhões de reais.
O orçamento total da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é de 2,4 bilhões e o orçamento à disposição das campanhas eleitorais para as eleições municipais de 2024, por meio do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas é de R$4,9 bilhões de reais. Lamentavelmente, é mais que o dobro do orçamento dos Institutos Federais.
Nessa perspectiva, se não forem reestabelecidas as verdadeiras prioridades no orçamento da união e os recursos educacionais continuarem decrescendo, chegará um tempo em que não será possível garantir o pagamento de água, energia, manutenção, contratos com terceirizados, bolsas estudantis, refeitórios, tampouco investir em estrutura, reformas, aquisição de novos equipamentos e tecnologias. Em resumo, a educação e as instituições responsáveis por garanti-la continuarão em decadência.