Em dezembro de 2011, a Prefeitura de Brusque doou ao Instituto Federal Catarinense (IFC) um terreno com área de 20.000 m², localizado no bairro Jardim Maluche, com o objetivo de implantar um campus do IFC, conforme previsto e determinado pelo Edital da Expansão II, da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Em de 25 de Setembro de 2012, aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Brusque a audiência pública que tratou da implantação e futuro funcionamento do IFC – Campus Brusque. Reuniram-se diversos representantes da instituição, entidades empresariais e de classe, escolas, sindicatos, associações, comunidade e servidores públicos. As demandas por cursos apresentadas e aprovadas nesta audiência pública, juntamente com o levantamento das demandas sociais e econômicas do município e da região, além de outros estudos e entrevistas, complementaram a elaboração do Planejamento das Ações pela Diretoria de Desenvolvimento de Ensino.
Em fevereiro de 2013, a Prefeitura Municipal de Brusque cedeu, provisoriamente, uma sala com 9,00 m2 para que servidores do IFC pudessem realizar os trabalhos relativos à obra de construção do novo campus. Essa sala, localizada no prédio da Prefeitura Municipal de Brusque, foi usada pela instituição até janeiro de 2014.
Em outubro de 2013, o Ministério da Educação autorizou o funcionamento provisório do Campus Brusque. No dia 07 de outubro de 2013 o campus obteve a inscrição no CNPJ 10.635.424/0013-10, condição básica para tornar-se Unidade Gestora (154706) e Unidade Pagadora. Também neste mês o campus começou a ofertar cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Gerência Estadual de Educação (GERED), de Brusque, atendendo 330 alunos.
A partir de fevereiro de 2014, com a chegada de mais servidores e o início das atividades de planejamento e operacionalização dos trabalhos regulares do campus, a Prefeitura Municipal de Brusque cedeu espaço físico de aproximadamente 140,00 m2 junto ao Terminal Urbano Municipal, sendo, portanto, o segundo local para o funcionamento provisório do Campus Brusque. No dia 26 de junho de 2014, foi assinado um Contrato de Cessão de Espaço Físico entre o IFC Campus Brusque e a Escola de Ensino Médio Yvone Olinger Appel, com sede na Rua Alberto Klabunde, 555 – Bairro Cedrinho, em Brusque – SC, para a oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada e Cursos Técnicos.
Em 17 de junho de 2014 o então Diretor Geral do Campus Brusque, Prof. Antônio Alir Raitani Júnior, publicou a Portaria nº 014/2014 constituindo a comissão responsável para realizar estudos e viabilizar a locação de imóvel para instalação provisória do Campus até o recebimento do campus definitivo, tendo em vista que no dia 26 de maio de 2014, na II Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFC, tinham sido aprovados os Planos de Criação de Cursos (PCC´s), referentes aos Cursos Técnicos de Informática (Concomitante ao Ensino Médio) e de Química (Subsequente ao Ensino Médio). Ambos cursos tiveram início em 2015 e atenderam a mais de 350 alunos até março de 2017. Com relação ao PRONATEC, no primeiro semestre de 2014, o Campus atendeu 353 alunos oriundos das cidades de Brusque e Guabiruba.
Em Novembro de 2016 o campus precisava de um espaço maior para o início das turmas de Ensino Médio Técnico Integrado e então mudou-se para o Colégio Cenecista Honório Miranda, situado na Rua Hercílio Luz, nº 63. Essa estrutura contava com 11 salas de aula, 01 biblioteca com aproximadamente 1500 livros, 02 laboratórios de informática e 01 laboratório equipado para práticas químicas. Nessa instalação, o campus buscou atender as demandas dos novos cursos Técnicos em Química e em Informática Integrados ao Ensino Médio, em operação desde fevereiro de 2017, e do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, aprovado pela Resolução 053 do CONSUPER, em novembro de 2016, com início previsto para março de 2017.
Atualmente o Campus Brusque está localizado na Avenida Hugo Schlosser 605, Bairro Jardim Maluche, no município de Brusque-SC. Neste endereço, o Campus está em funcionamento desde abril de 2018, com um prédio novo e adequado aos propósitos do ensino de qualidade. Com ótima localização, o IFC-Campus Brusque ganhou nova visibilidade na cidade e ampliou a concorrência de novas turmas para os anos seguintes. O Campus conta com 70 servidores e cerca de 600 estudantes, somando todos os seus cursos. De acordo com o modelo de dimensionamento de cargos efetivos (cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas) a tipologia atribuída ao Campus Brusque é “IF25 – Campus 70/45”.
O Campus Brusque organizou a oferta de educação profissional em torno das áreas de Recursos Naturais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Produção Alimentícia e Formação de Professores, desde a qualificação profissional até a pós-graduação. As transformações ocorridas na Instituição demandaram e demandam esforços conjuntos dos diretores, professores, funcionários e dos próprios acadêmicos que trabalharam e trabalham para que as unidades didáticas do campus pudessem ser desenvolvidas e essa história pudesse existir.
O Campus Brusque apresenta a seguinte oferta de cursos regulares:
- Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio
- Curso Técnico em Informática Integrado com o Ensino Médio
- Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
- Curso Superior de Licenciatura em Química
- Curso Técnico Subsequente em Cervejaria
- Mestrado Profissional em Ensino de Geografia
O Campus Brusque apresenta a seguinte oferta de cursos não regulares:
- Curso de Qualificação Profissional (CQP)
CRIAÇÃO DA REDE DE INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS
Os Institutos Federais foram criados pela Lei 11.892/2008 e caracterizam-se como instituições públicas e gratuitas de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na confluência de conhecimentos técnicos e tecnológicos em suas práticas pedagógicas.