Menu principal
 

fullbanner-QUIMI1-1349x200

Apresentação

Os estudantes do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFC Brusque aprendem a operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais, controlar a qualidade de matérias primas, insumos e produtos, realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas, desenvolver produtos e processos, comprar e estocar matérias-primas, insumos e produtos, e muito mais. Isso tudo de forma integrada à educação básica, que assegura aos estudantes a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornece os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Curso integrado, o que é?

Você cursa o ensino médio completo e, ainda, sai especialista em uma modalidade técnica. O estudante, ao ingressar no Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, vai passar, em média, dois turnos no IFC: de maneira integrada o aluno vai fazer as disciplinas do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e as disciplinas de qualificação para se formar como Técnico em Química.

Como faço a inscrição?

Durante o período de inscrições, acesse o Portal de Ingresso.

quimica3

Campo de Atuação

quimica2
O Técnico em Química que se forma no IFC Brusque pode trabalhar como operador de processos químicos industriais, auxiliar de laboratório de análises químicas, assistente de análises em processos químicos, assistente de produção em processos químicos, entre outros. Pode atuar em  indústrias químicas, laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins, laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas, empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos, estações de tratamento de águas e efluentes, entre outros.

Possibilidades de Especialização

Após se formar como Técnico, o profissional pode continuar seus estudos e ingressar em cursos superiores da área de química, como Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Petróleo e Gás, Tecnologia em Polímeros, Tecnologia em Biocombustíveis, Bacharelado em Bioquímica, Bacharelado em Química, Bacharelado em Química Industrial, Bacharelado em Química de Alimentos, Bacharelado em Química do Petróleo, Bacharelado em Química Ambiental, Bacharelado em Engenharia Química, Bacharelado em Engenharia Bioquímica ou Licenciatura em Química.
quimica1

Informações gerais

Denominação do Curso: Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio
Titulação: Técnico em Química
Modalidade: Ensino presencial
Turno: Integral (aulas manhã e tarde)
Períodos: 3 anos
Carga horária total: 3.280 horas
Estágio: Não obrigatório
Número de vagas: 40 vagas anuais
Matriz Curricular: clique aqui para baixar
Corpo Docente: clique aqui para baixar
Horário Acadêmico: clique aqui para baixar
Processo seletivo, resultados, matrículas e documentos necessários: acesse o Portal de Ingresso

Data da última modificação: 08/03/2017