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    • ANALYTIC-PÓS – FERRAMENTA WEB PARA ANÁLISE DO PERFIL ACADÊMICO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-CÂMPUS –VIDEIRA

O presente projeto tem objetivo a criação da ferramenta – Analytic a qual permite analisar o perfil acadêmico dos cursos de graduação do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, considerando os dados cadastrais disponíveis dos alunos de todas as turmas. A ideia do presente projeto foi criar uma ferramenta similar, mas voltada aos cursos de pós-graduação do IFC-Videira, sendo que até o presente momento entre os finalizados e em andamento são 3: Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Rural e Agronegócio e Educação.

Pelas consultas realizadas na Analyticpos pode-se obter as seguintes informações sobre o perfil acadêmico dos cursos de pós-graduação, considerando os dados de todas as turmas existentes até o presente momento: a) aproximadamente 65% dos estudantes são solteiros; b) 48% dos estudantes encontram-se na situação concluído e, aproximadamente, 23% na situação em andamento, significando que, provavelmente, a porcentagem de desistência permaneça pequena se comparada com a situação outro atual; c) 85% dos estudantes são provenientes de escolas privadas; d) nenhum estudante é proveniente do IFC – campus de Videira, sendo que até o momento não tiveram formandos nos cursos de graduação do instituto; e) todos os estudantes entraram no curso por edital.

A partir de consultas como estas é possível tomar algumas decisões como, por exemplo, a adoção de políticas para atrair os possíveis formandos dos cursos de graduação para cursarem a pós-graduação no próprio instituto.

Os resultados mostram que a permanência nos cursos é superior a 70%. Os dados obtidos com as consultas podem ser utilizados, também, para orientar ações no sentido de envolver os estudantes em atividades na própria instituição, como bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão, com vistas a contribuir para a manutenção ou melhoria do índice de permanência no curso.

INFORMÁTICA NA ESCOLA – Estudo de Caso para as Escolas Públicas Municipais de Videira-SC

O presente projeto foi desenvolvido com o objetivo dar sequência a uma pesquisa anterior a qual permitiu conhecer o perfil das escolas municipais de Videira-SC sobre inclusão digital, obtendo informações como o uso de recursos computacionais e o acesso a Internet no ensino. Foram aplicados questionários aos alunos e aos professores sendo no total seis escolas municipais considerando a localização urbana e não os pólos do interior. A quantidade de entrevistados foi por amostragem e dependeu da disponibilidade das escolas.

A intenção foi desenvolver uma ferramenta que permita a navegação nos dados obtidos com a pesquisa de forma amigável, analítica e que facilite a tomada de decisão sobre eles.

Com a criação da ferramenta Analytic, é possível realizar consultas OLAP na web sobre os dados dos acadêmicos do curso de Ciência da Computação-IFC-Videira.

A Analytic oferece a possibilidade de analisar os dados dos acadêmicos através de uma interface amigável e de forma analítica facilitando a tomada de decisão por parte do coordenador do curso.

Como continuidade do projeto a ferramenta está sendo desenvolvida para o curso de Pedagogia, considerando que até o momento são os dois cursos de nível superior existentes no Câmpus. A aplicação da técnica de mineração – associação também se encontra em andamento para o cubo do curso de Ciência da Computação.

Como trabalhos futuros poderão ser criadas pesquisas mais amplas sobre os acadêmicos, melhorando e aumentando a utilidade da ferramenta. A Analytic poderia servir também para ambas as modalidades de ensino em outras instituições que tenham interesse. A aplicação de outras Técnicas de Mineração Dados também poderia ser incrementada aplicando algoritmos para a descoberta de padrões desconhecidos na base de dados, além de uma ferramenta genérica facilitando assim o uso da mesma por usuários com diferentes níveis de conhecimento.

Uma Revisão sobre a Construção de Indicadores de Sistemas Educacionais nas Iniciativas de Smart Cities.

Indicadores educacionais podem e tem sido utilizados para mensurar o desempenho de sistemas educacionais no Brasil. Fundamentalmente, os indicadores utilizados medem o fluxo escolar e pontuação obtidas em provas padronizadas, realizadas junto aos alunos de escolas públicas. No entanto, pesquisadores da área apontam que é necessário considerar aspectos mais abrangentes das cidades, como dados socioeconômicos e culturais por exemplo, para melhor entender a performance dos sistemas educacionais. Indicadores desta natureza tem sido usados para avaliar o desenvolvimento do capital humano e social em iniciativas chamadas de smart cities. Estas iniciativas visam tornar as cidades atuais mais eficientes em diversas áreas de atuação, inclusive no desenvolvimento humano e social. Teóricos das smart cities definem também indicadores de desempenho para medir a performance destas cidades nestas áreas. O objetivo é investigar como são construídos os indicadores destas cidades, focando no desenvolvimento de capital humano e social, e relacioná-los aos indicadores de sistemas de avaliação utilizados no Brasil.

Procurou-se mapear indicadores os quais podem auxiliar a gerar insights e inspirar na construção de indicadores educacionais nos municípios brasileiros. Percebe-se que os indicadores devem auxiliar a entender o contexto que circunda cidades e influencia fortemente no resultado final encontrado por meio de indicadores de desempenho, e literatura sobre as smart cities possui indicadores que podem auxiliar esta tarefa.